sexta-feira, 15 de maio de 2009

bem pior do que se esperava

Ao contrário dos que diziam que a nossa "pequenez" económica nos protegeria dos vendavais económicos que assolam os países europeus, as novas previsões do próprio Governo assumem a esmagadora dimensão númérica da crise que atravessamos.

Os impactos sociais destes números já são claros para todos os que não se limitam a ver os telejornais das televisões oficiosas do Governo (a RTP, mas sobretudo a SIC) os encerramentos diários de empresas, as multidões nos centros de emprego, o abandono das actividades, a emigração.

Paradoxalmente, ou talvez não, os lucros da nossa banca continuam em alta. 533 milhões de euros no primeiro trimestre, qualquer coisa como 6 milhões de euros por dia. Sendo uma redução em relação a anos anteriores, pode-se dizer que não estão nada mal. Neste caso, ao contrário do título deste post, foram bem melhores do que se esperava!

2 comentários:

geocrusoe disse...

porque o sistema económico nacional é altamente injusto e o sector público quando intervém é para fazer obras inúteis à sustentação da economia futura, é que o o país está demasiado exposto aos vendavais económicos.

Ricardo Ferreira disse...

A nossa pequenez económica protegeu o país.

Basta olhar para os crescimentos negativos de outros países da UE.

Olhar com olhos de ver e não com palas conceptuais...