quarta-feira, 6 de maio de 2009

os suspeitos do costume

Não me apetecia especialmente continuar a falar disto, mas há esclarecimentos que são incontornáveis.

Um dos agressores de Vital Moreira foi identificado como Délio (délio???) Figueiredo (assinalado na foto) que, afinal não é, como se esperava, um ortodoxo e sectário militante do PCP, mas sim militante do BE!

Serve este esclarecimento para mostrar que nem o BE nem o PCP (e muito menos a CGTP) são responsáveis pelos lamentáveis sucessos, nem pelas atitudes imbecis dos respectivos militantes individuais.

Mostra também o mal que fica o oportunismo político dos que, como Miguel Portas ou o PS se precipitaram a cruxificar os suspeito do costume, os c... c... c... comun... comunistas!

7 comentários:

Tibério Dinis disse...

Apesar das diferenças ideológicas, aprecio a tua frontalidade e defesa dos assuntos - o que não é normal em blogues do vértice mais à esquerda em Portugal. Dai talvez, este ser o único blogue à esquerda do PS que visito diáriamente:)

Tiago R. disse...

Fico muito honrado e retribuo o cumprimento.
Conto contigo (e outros) também para me chamarem a atenção quando o desmerecer.

Nelson Fraga disse...

camarada tiago,

(pela amostra deste teu post) julgo que (se calhar quase) darias um belo informador da PIDE!! mas para que raio é necessário chapar a cara da pessoa (com a sublime extravagância dum quase-círculo rosa em sua volta)??

não estive na manif do 1º de maio em lisboa, estive na do porto. assim, julgo que terei visto apenas as mesmas imagens televisivas que tu; nelas o délio aparece logo no início... ele insulta (de forma bastante nervosa) com alguns impropérios políticos o [professor doutor de coimbra, meu deus!] vital; nem perto da personagem chega a estar! vai um longo passo para daí poder dizer que o délio foi "um dos agressores de vital moreira" (sic).

poderás dizer-me que estás apenas a reproduzir uma foto disponibilizada num jornal de referência, o «Público». pois bem, é o claro sintoma do estado político do nosso país! para uma próxima situação parecida com esta, façam-se então manchetes de primeira página com foto da pessoa e «wanted! dead or alive...»?? ou marque-se um número na pele das pessoas, como os nazis fizeram com os judeus...

hasta!!

Tiago R. disse...

Tive quase tantas contemplações em identificar o Délio (délio???) quanto o Bloco teve vir logo acusar o PCP, "camarada" Nelson. Mas relaxa, parece que o Vital não apresentou queixa.

Em todo o caso, o teu comentário consegue a proeza difícil de responder às suas próprias perguntas.

Nelson Fraga disse...

camarada (sem aspas!) tiago,

é pena que, por meio da tua miopia política [tremenda partidarite aguda], não saibas sair do curto joguinho PC vs BE, como se de uma mera clubite se tratasse... não sei se saberás, mas há mais vida para além do(s) partido(s)!!

para mim, simplesmente está aqui em causa o devido sentido de respeito pela privacidade e nome pessoal das pessoas. o délio fez o que fez, num sítio público e filmado pelas tv's. a haver alguém a apresentar alguma queixa pessoal (e a pretender a identificação pessoal do délio) seria apenas e só o vital, não um qualquer voluntarioso chibo! por isso, julgo ser duma indecência atroz andar a propagar fotos com bolinhas em volta da sua cara!

denúncias reles e ataques ad hominem eram apanágio dos bufos e dos agentes da PIDE. se há alguma discussão a fazer entre organizações partidárias [sobre aquele episódio na manif do 1º de maio em lisboa] que se a faça e que se diga (o que é plenamente verdadeiro!) que naquela turba toda em volta do vital também haviam militantes do BE. mas acho duma absoluta nojeira o apontar de dedo (em tom perseguidor) duma pessoa única em concreto. se tiveste familiares teus que tenham sido briosos lutadores anti-fascistas, peço-te que lhes solicites alguns ensinamentos das suas vivências; certamente que eles te dirão que a foto deste teu post é politicamente indecorosa.

Somos irmãos, trabalhadores!
Se a raça vil, cheia de galas,
Nos quer à força canibais,
Logo verá que as nossas balas
São para os nossos generais!

Bem unidos façamos,
Nesta luta final!
Uma terra sem amos
A Internacional!

Tiago R. disse...

Estás enganado. Não se trata, sequer, de partidarite. O facto permanece que o délio e outros causaram prejuizos bastante graves à luta de todos trabalhadores.

Como é que achas que se sentiram os trabalhadores que estavam na Manifestação ao ver que um grupo de idiotas (de vários partidos, está provado) estava, com a sua atitude radicaloide, a dar trunfos ao inimigo?

Quanto ao círculo, não se trata tanto de apontar como de proteger as restantes pessoas presentes na foto, que nada têm a ver com o assunto.

Quanto a denúncias, não partiram de mim. Aliás reconheci outra pessoa no vídeo, que não denuncio.

TC disse...

Senhor Tiago, o délio foi identificado. porque não identificou os "outros"? Sei que pelo menos um deles (que o conheço mas tenho brio e carácter honroso para não os identificar, não sou chiba) é militante do PCP. Estava lá a fazer o mesmo que o délio, embora a tentar escapar das câmaras, mas mesmo assim identifiquei-o, pois estava praticamente à minha frente.

É uma mentira descarada estar a dizer que o círculo à volta da cara do délio é para proteger as outras pessoas. Primeiro, não necessitam de protecção. Segundo, essa infantilidade de "não fui eu que comecei" fica-lhe muito mal. Não interessa se foi você o autor da denúncia original, mas pelos visto gosta de confirmar e divulgar denúncias indecorosas alheias. Ainda bem que reconheceu outra pessoa no vídeo, ainda bem que não a denuncia. Só ajuda a denunciar o bloquista délio. Por ser do bloco? Por ter sido outra pessoa a denunciá-lo? Não vejo qual das duas respostas revelará maior falta de discernimento honroso.

O 1º de Maio foi mais manchado pelo mediatismo que se fez à volta das falsas agressões (acho mesmo que devia corrigir o seu post, não há provas que alguénm tenha agredido VM), do que propriamente pelas injúrias em si.

Mas concordo que os trabalhadores ficaram prejudicados com a situação toda. Mas já que estavam pessoas de vários partidos, porque é que no seu blog só pega no délio? porque é que no seu blog não falou de todos os que insultaram (mesmo não os identificando)??

Como se sentiu você quando o Vital Moreira, apoiante das políticas do governo que massacram os trabalhadores portugueses, se juntou à marcha pelos direitos dos trabalhadores? Olhe eu, como trabalhador, senti que a hipocrisia da atitude de VM me estava a insultar, a tentar fazer-me crer que é um senhor com políticas que ajudam os trabalhadores. A presença dele, ainda que democraticamente livre, insultou muita gente pela sua desonestidade. As pessoas, sentiram-se violentadas com isso e não as considero idiotas por tal. Não acho que a CGTP, o PCP ou o BE sejam responsáveis, ou tenham de pedir desculpas pelo comportamento destes militantes. Até porque quem devia pedir desculpa é o Vital, juntamente com todo o governo PS.

Obrigado.