terça-feira, 5 de maio de 2009

pequenos

A SIC Notícias organizou um debate com os candidatos dos pequenos partidos ao Parlamento Europeu.

Tenho bastantes reservas sobre a atitude de separar os "grandes" dos "pequenos", embora perceba a dificuldade de um debate televisivo com 10 candidatos.

O debate foi interessante. Carmelinda Pereira do POUS apresentou argumentos sólidos e bem construídos, pese embora o irrealismo da proposta do abandono imediato da UE. Novidade foi o candidato do MRPP afinal já não defender esse abandono. Frederico Duarte, do PPM, nitidamente pouco preparado, não convence. Algumas ideias interessantes e bem articuladas do candidato do Partido Humanista, que talvez expliquem porque é que tem sido, dos pequenos partidos, um dos que mais cresce. Quartin Graça do MPT já nos habituou ao seu estilo calmo, ponderado e... apagado. Fiz um esforço, mas não consegui reter nenhuma ideia que tenha apresentado.

Não concordando com muitas das ideias que defendem, fico sempre contente com esta manifestação de diversidade e vivacidade da nossa democracia. Mesmo que a bipolarização do centrão já há muito os tenha tornado movimentos marginais e de peso diminuto.


Sem comentários: