segunda-feira, 18 de maio de 2009

polemiko


Um projecto polémico, a todos os níveis, mas que pretende estudar, compreender, traçar rumos possíveis para a evolução da língua portuguesa, com a generalização deste tipo de linguagem estenografada das mensagens SMS. Não consegui evitar uma primeira reacção de algum choque perante a ousadia de "esseémizar" um dos grandes nomes da nossa literatura.

Desconfio sempre um pouco destas teoria que pretendem influenciar ou prever a evolução das línguas. Estas são organismos vivos e devem evoluir, com liberdade, claro. As recentes introduções de palavras de origem africana e brasileira são prova da vivacidade do português. As novas tecnologias certamente também terão contributos importantes para a evolução da nossa língua.

Mas lamentarei sempre todas as evoluções que nos façam perder partes importantes do nosso riquíssimo vocabulário, ou que tendam a uniformizar em demasia os estilos locais da utilização da língua.

Este é mais um campo onde a diversidade será sempre sinónimo de riqueza. Podemos orgulhar-nos do nosso português. Claramente uma das línguas do futuro.

Sem comentários: