quarta-feira, 12 de agosto de 2009

alternativa de verdade

Da apresentação do Programa Eleitoral da CDU às eleições legislativas, realizada ontem ressaltam alguns aspectos importantes.


Ao contrário dos que, sob o argumento do bicho papão da direita, do PSD, nos tentam fazer aceitar outra direita, a do PS, ou dos que, como o BE, com vagos subentendidos, vão deixando clara a sua disponibilidade para integrar uma putativa maioria parlamentar, a CDU afirma-se efectivamente como a única verdadeira alternativa de esquerda a José Sócrates.

Outro aspecto importante é a recuperação da noção (e da palavra) patriotismo, nos rumos para o país. Como é dito na introdução ao Programa Eleitoral da CDU: "Patriótico porque o novo rumo e a nova política que Portugal precisa tem de recolocar no centro da orientação política a afirmação de um desenvolvimento económico soberano, a redução dos défices estruturais, a defesa intransigente dos interesses nacionais articulada com a necessária cooperação no plano europeu e internacional." Para alguns sectores da esquerda, que enfermam duma visão infantil sobre o internacionalismo, a noção de patriotismo é chocante. No entanto, esta é (e sempre foi desde a sua fundação em 1921) uma questão central para o PCP. É que é perante o nosso povo, o povo português e não outro, que as forças políticas têm de responder pelas suas opções. É ao povo português e não a outro que têm de dar respostas.

Perante a nossa direita tramontana, que procura a todo o momento ressuscitar o defunto conceito de nação (que está muito mais relacionado com um determinado sistema político) e perante o internacionalismo-vende-pátria liberal, a única alternativa é a afirmação de uma polítca patriótica, de defesa dos interesses do povo português, em cooperação e amizade com os outros povos do mundo. Esse é o caminho da CDU. Esteja ou não na moda, seja ou não mediático.

2 comentários:

geocrusoe disse...

Posso não concordar, mas ao menos foi um discurso coerente

JRV disse...

Viva,

Premiozinho para o Política Dura no Activismo de Sofá:
http://www.activismodesofa.net/2009/08/comprometidos-y-mas-2009.html

Cumprimentos,
JRV