quinta-feira, 3 de novembro de 2011

a chantagem do Euro

Afinal a pergunta do referendo grego foi escrita pela Alemanha e pela França colocando a chantagem europeia com toda a clareza: ou aceitam o empobrecimento e o saque aos recursos do país através de um novo plano de austeridade, ou são afastados do Euro.

Facilitam assim também a vida a Papandreou acentuando a dramatização em torno do referendo que, originalmente era só sobre o novo plano de "ajuda", mas que passa a ser sobre todo o processo de integração europeia. E colocará a questão ao Povo Grego como uma escolha entre a miséria e o caos. Nas actuais condições, este referendo é como pôr perus a votar sobre o Natal. Perdem de qualquer forma.

Fica bem à vista a dimensão da solidariedade desta Europa: os estados-membro só interessam enquanto mercado e para acrescentar dimensão à economia das potências directoras. A este tipo de relações económicas chama-se colonialismo.

1 comentário:

cefariazores disse...

Cada vez estou mais capacitado que a Europa vai ficar toda lixada (é feio mas a alternativa que encontrei era pior)... da Grécia suspeito que não sairá bem deste processo, nem com as ajudas que pensaste puderem vir dar-lhe a mão